O nosso grupo

O nosso grupo
Saída de campo à Universidade de Aveiro

O NOSSO PROJECTO

Ao longo deste ano, o nosso principal objectivo consistirá na recolha e selecção de informação sobre lançamentos de micro-foguetes, a sua construção e o seu lançamento.
Após a elaboração da pesquisa, teremos vários tipos de materiais possíveis, mas dentro desses seleccionaremos os mais apropriados para serem utilizados na construção. Vamos também ficar a saber todos os tipos de lançamento existentes, no entanto iremos escolher apenas alguns uma vez que o tempo embora pareça muito, não o é.
Já com o tipo de materiais e o trabalho de pesquisa realizado, passaremos à construção e ao lançamento dos foguetes.
Por fim, recolheremos dados do lançamento, como a altura máxima ou o alcance, e realizaremos uma actividade com os alunos mais novos do nosso colégio.


O nosso primeiro micro-foguete...

quarta-feira, 25 de março de 2009

Conclusões:

• Analisando a tabela dos lançamentos efectuados, em primeiro lugar pode concluir-se que os foguetes com capacidade de 2L atingem sempre, independentemente de terem ou não pesos e aerodinâmica, uma distância inferior aos foguetes de 1L. Uma possível explicação para estes resultados será, possivelmente, o facto quanto maior a capacidade do foguete maior é o tamanho destes, logo aumenta também a resistência do ar, que os impede de irem mais longe.

• Em praticamente todos os lançamentos, os foguetes com peso atingem uma distância menor do que os que não têm peso. Isto porque, os pesos ao conferirem maior estabilidade, estão consequentemente a aumentar o peso do foguete, e assim, este entra na fase de queda mais rapidamente, atingindo um alcance menor. No entanto, nos ensaios de 1L essa diferença entre os alcances é mais visível que nos lançamentos de 2L.

• Outra conclusão que se pode retirar, é relativamente à quantidade de água. Pode concluir-se que a quantidade “ideal” para que o foguete vá mais longe é de 1/3 da capacidade do foguete. Como se pode observar na tabela, á medida que quantidade de água se vai aproximando de 1/3, a distância do foguete vai aumentando cada vez mais.

• Por fim, pode dizer-se que os foguetes com peso e aerodinâmica são os que atingem maiores distâncias. Embora os pesos aumentem o peso dos nossos objectos voadores, por sua vez, as aletas (“asas”) que lhes colocámos permitem-lhes planar durante alguns instantes, sendo assim possível voar durante mais tempo e ter um grande alcance.

• O segundo lançamento para foguetes de 1L com peso e aerodinâmica atingiu 22,70m, ou seja um valor bastante inferior ao do primeiro lançamento, o que não era esperado. As causas deste resultado e dos resultados que estão sublinhados a amarelo, resultados estes que vão contra as nossas conclusões, são as que estão apresentadas por tópicos mais abaixo.

Sem comentários: