O nosso grupo

O nosso grupo
Saída de campo à Universidade de Aveiro

O NOSSO PROJECTO

Ao longo deste ano, o nosso principal objectivo consistirá na recolha e selecção de informação sobre lançamentos de micro-foguetes, a sua construção e o seu lançamento.
Após a elaboração da pesquisa, teremos vários tipos de materiais possíveis, mas dentro desses seleccionaremos os mais apropriados para serem utilizados na construção. Vamos também ficar a saber todos os tipos de lançamento existentes, no entanto iremos escolher apenas alguns uma vez que o tempo embora pareça muito, não o é.
Já com o tipo de materiais e o trabalho de pesquisa realizado, passaremos à construção e ao lançamento dos foguetes.
Por fim, recolheremos dados do lançamento, como a altura máxima ou o alcance, e realizaremos uma actividade com os alunos mais novos do nosso colégio.


O nosso primeiro micro-foguete...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Com o início do 2º Período o nosso trabalho passou a ser mais prático, na medida em que começámos, com a colaboração do Sr. Armando (oficinas), a realizar os nossos primeiros lançamentos.
Nos primeiros lançamentos, utilizaram-se apenas garrafas de plástico, sem qualquer tipo de aerodinâmica, e mediu-se o alcance dos mesmos.
À medida que fomos acumulando alguma experiência, chegámos à conclusão que se colocássemos algum peso na parte superior do foguete, este tornar-se-ia mais estável. Partimos então para a prática e concluímos que para garrafas de 1 litro:

    • Com peso na ogiva, o foguete embora tenha uma trajectória mais estável, não tem tanto alcance.

    • Com ¼ e ½ da capacidade da garrafa com água, o foguete tem maior alcance, logo o volume ideal deverá ser um valor a rondar 1/3 da capacidade da garrafa, no entanto este valor ainda não é certo e será demonstrado experimentalmente em breve.

Faltam ainda ser feitos lançamentos com volumes de 1,5 L e 2 L.



Sem comentários: